OFICINAS

O desenvolvimento do Acervo de Hipermídia do CEACA é um trabalho que exige pesquisa, processamento técnico e metodologia colaborativa. Sem depender de recursos provindos de Editais, prosseguimos com a produção e a comunicação partilhada de saberes da tradição oral. A aplicação do conceito de “Produção Partilhada de Saberes” é uma aposta das comunidades de tradição oral, visando à apropriação social de informações e a circulação da memória institucional. A construção coletiva de uma prática de produção de conteúdos – criados e editados pelos participantes do Grupo CEACA –, foi possível na medida em que puderam se apropriar da gestão do dispositivo por intermédio de 2 (duas) Oficinas:

1. Oficina de Audiovisual: Edição de Imagens, Sons e Vídeos (CRP, ECA-USP, 08 de Abril 2017)

Com base no conceito de “Produção Partilhada de Saberes”, a Oficina de Audiovisual – Edição de Imagens e Vídeos – realizada no dia 08 de abril de 2017, das 10h à 15hs, na Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP); foi ministrada pelo Prof. Dr. Almir Almas, do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR). Contou com a participação de Mestre Alcides de Lima, Mestre Dorival dos Santos, Katiane Mattge, professor Valter José de Souza, Edison Luís dos Santos, Guilherme da Silva Linhares, Roberta Navas Battistella, Marcela Santana, Felipe Maximo de Brito e Rafael Massaro Imajó.

Dentre os tópicos abordados no curso destacam-se os seguintes conhecimentos: saber cortar vídeos, fazer efeito de pause, fazer efeito de replay, redimensionar vídeos, colocar vários vídeos em uma mesma tela, inserir imagens intercaladas nos vídeos, inserir trilha sonora, salvar e otimizar o rendimento dos vídeos. Com a ajuda, instruções e suporte do professor Almir Almas, aprendemos a Editar vídeos com o Adobe Premier S3, iniciando do zero sem nenhum conhecimento e no final conseguimos produzir 5 (cinco) vídeos.

                                            Prof. Dr. Almir Almas coordena a Oficina de Audiovisual, CRP, ECA-USP – 8 Abril 2017.

 

2. Oficina de WordPress: Edição de Textos e Hipermídia (Boituva, 02 de Julho 2017)

Conforme combinado em reuniões anteriores, programamos a realização de uma Oficina de WordPress, com a proposta de que os participantes adquirissem saberes necessários para a apropriação do dispositivo digital, especialmente quanto à produção partilhada de conteúdos e a circulação social de memórias. A Oficina de WordPress aconteceu no dia 02 de Julho de 2017, na casa de Roberta Navas Battistella: Rua José Scomparin, 60 – Boituva.

Estiveram presentes os seguintes participantes do processo de produção partilhada de saberes e hipermídia: Mestre Alcides de Lima, Mestre Durval do Coco, Edison Luís dos Santos, Katiane Mattge, Marcela Gonçalves Santana, Felipe M. M. Brito (Marvado), Roberta Navas Battistella, Aninha Francischette, Valter Luz (educador), Catalina, Valentina (filha de Catalina), Ricardo Macegossa, Amanda Aparecida Silva, além dos familiares (Sr. Atílio, Rodrigo e Júlia) que nos receberam com muita hospitalidade. Em seguida, houve o almoço coletivo e depois uma Roda de Conversa para compartilhar os trabalhos em desenvolvimento.

Equipe de produção partilhada de saberes, Boituva, 2 de Julho 2017.

Anúncios