PRÊMIOS

Prêmio Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura – 2008 e 2009

Apoio a ações de diferentes segmentos artísticos, viabilizando um intercâmbio entre artistas e Pontos de Cultura. Desse diálogo, surge uma nova e importante rede sócio-cultural, que se articula para além dos limites entre a cultura popular e a erudita. Dessa parceria surge o coletivo “Afrofuturismo” visando a um trabalho de investigação, intervenção urbana e apresentação audiovisual que tem como foco a história da cultura afro-brasileira na formação da identidade nacional.

Pontos de Valor

Encerrado no final de 2010, o Ponto de Cultura Amorim Rima/CEACA deu continuidade em 2012, mantendo a mesma estrutura, espaço, público e horário, iniciativas, com sustentabilidade das práticas inovadoras em ações com foco na formação e promoção de valores de vida. O CEACA crê que a vivência dos valores nos quais acreditamos é uma condição fundamental para termos uma vida melhor.

Ação Tuxáua

Cumpre o papel de articulador e mobilizador das ideias e vontades da sua comunidade. Através desse edital desenvolvemos o projeto “Ponto de Encontro” com o objetivo de promover encontros para troca de experiências, estabelecer possíveis parcerias através de encontros presenciais, estimulando a comunicação e troca de saberes entre diferentes polos culturais de São Paulo e do Brasil.

Griô na Escola e na TV

Incentivar a produção e veiculação audiovisual de diálogos entre a tradição oral e a educação formal para o fortalecimento da identidade do povo brasileiro e reco-nhecimento do lugar social econômico e político dos griôs e mestres de tradição oral é o principal objetivo do Griô na Escola e na TV. Para isso o Ceaca vai ao encontro de mestres da tradição oral documentando as suas práticas e trazendo-as mais próximas de nosso público.

Escola Viva – Bolsa Agente Cultura Viva – 2009

Foi uma ação direcionada à capacitação e à articulação dos Pontos de Cultura que desenvolvem projetos ou apoiam grupos de jovens que te-nham por objetivo o fomento do protagonismo juvenil.

Ação Griô

No Brasil, a palavra GRIÔ se refere a todo cidadão que se reconhece ou é reconhecido pela sua própria comunidade como um MESTRE nos ofícios e SABERES POPULARES, que por sua vez, em sua caminhada pelo mundo, transmite tais saberes e fazeres de geração em geração, fortalecendo a ancestralidade e a identidade de sua família ancestral e comunidade.
No CEACA (Centro de Estudos e Aplicação da Capoeira) e também Ponto de Cultura Amorim Rima/CEACA, temos a presença de Mestre Alcides de Lima, que ainda criança iniciou sua jornada na cultura popular participando do Terno de Catupé Cacundê e hoje carrega em seu “ser” experiências de mais de 35 anos, dedicadas aos saberes da Capoeira e danças populares como: Samba de Roda, Maculelê, Samba duro, Puxada de Rede; Mestre Dorival dos Santos, também capoeirista com mais de três décadas de experiência no mundo da Capoeira; e Mestre Durval do Coco, que leva em sua naturalidade pernambucana os saberes da dança do Coco de improviso e da Ciranda, que são entoadas através de sua voz lírica de sotaque nordestino.

FrameCocoGrio

Prêmio Cultura e Saúde

Foi iniciado em 2011, o Prêmio Cultura e Saúde, que tem como objetivo identificar, valorizar e estimular iniciativas culturais que mantenham interface com ações de promoção da saúde, prevenção de doenças, educação popular para o cuidado/auto-cuidado de forma a reconhecer a saúde e a cultura como direitos que permitem qualidade de vida.
O CEACA busca a valorização e o reconhecimento dos saberes e fazeres tradicionais, da valorização da natureza e da ancestralidade nas práticas de saúde visando o fortalecimento da identidade cultural da comunidade, através da capoeira e da reflexão da sua prática na melhoria da qualidade de vida.
Contemplando esses editais o CEACA, vem desenvolvendo um trabalho de apropriação do Espaço Público (Praça Elis Regina) como extensão dos trabalhos desenvolvidos pelo Ponto de Cultura, trazendo a Comunidade do entorno para as oficinas de capoeira, Maracatu, Samba de Roda. Este trabalho é feito todo último domingo do mês.

Nós na tela

No encontro da TEIA Macro-oeste, o CEACA levou o Curta “Arquitetura da Exclusão” vencedor do edital NÓS NA TELA (que teve como objetivo apoiar a produção de obras audiovisuais inéditas, com duração de 15 minutos, inspiradas no tema “Cultura e Transformação Social”).
O filme propõe um questionamento sobre os “muros”, visíveis e invisíveis, que permeiam os centros urbanos, e as ações e reações dos habitantes dessas metrópoles em face a esta questão.
Com esse trabalho, com direção do professor Adelvan de Lima, e produção de Daniel Lima concorremos na “Amostra Competitiva Nós na Tela” onde ganhamos o 2º lugar como melhor curta metragem, O curta foi apresentado na 22a mostra do Audiovisual Paulista e foi elogiado:
“curta com poder de fogo é ‘Arquitetura da Exclusão’, de Adelvan de Lima. O projeto é paulista, mas se refere ao muro construído em torno da favela Dona Marta e às UPPs cariocas. A pergunta “O Haiti é aqui?” serve de mote performático para um questionamento dos objetivos do tal muro (proteção ecológica ou encarceramento da comunidade?) e de uma certa visão idealista das UPPs. A própria equipe passa por uma batida policial antes de retirar dos guardas bons depoimentos sobre seu treina-mento e porte de armas”. (Carlos Alberto Mattos)

Prêmio Asas

O “Prêmio Asas” contemplou Pontos de Cultura que desenvolvem práticas de protagonismo e excelência na implantação e execução dos projetos apoiados pelo Programa Cultura Viva, contribuindo para o avanço do processo cultural da rede dos Pontos de Cultura.
Contemplado com o prêmio, o CEACA fez a aquisição de uma espaço para a construção da nova sede, o que deixa um saldo de esperança, e a perspectiva de muito trabalho. Agora seguimos em busca de parcerias para dar continuidade e construir o equipamento, sede da Associação.

Fonte: LIMA, Alcides de. (Org.) Capoeira & Educação: coletânea de estudos e práticas. São Paulo: CEACA, 2013, p. 78-80.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s