Audiovisual

Com base no conceito de “Produção Partilhada de Saberes”, a Oficina de Audiovisual – Edição de Imagens e Vídeos – realizada no dia 08 de abril de 2017, das 10h à 15hs, na Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP); foi ministrada pelo Prof. Dr. Almir Almas, do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR). Contou com a participação de Mestre Alcides de Lima, Mestre Dorival dos Santos, Katiane Mattge, professor Valter José de Souza, Edison Luís dos Santos, Guilherme da Silva Linhares, Roberta Navas Battistella, Marcela Santana, Felipe Maximo de Brito e Rafael Massaro Imajó.

O curso aconteceu na sala de multimídia do CTR-ECA, que dispunha de vários computadores conectados em rede. Optamos por trabalhar em grupo, a fim de estimular a troca de saberes entre os participantes. Para a produção partilhada de audiovisuais – Edição de Imagens e Vídeos – empregamos o Programa da Adobe Premier S3, já instalado em todas as máquinas. Inicialmente, aprendemos a organizar os arquivos em três pastas: SOM, IMAGENS, VÍDEOS. Após este armazenamento prévio, poderíamos recorrer às pastas, de acordo com a necessidade de cada produção audiovisual.

Dentre os tópicos abordados no curso destacam-se os seguintes conhecimentos: saber cortar vídeos, fazer efeito de pause, fazer efeito de replay, redimensionar vídeos, colocar vários vídeos em uma mesma tela, inserir imagens intercaladas nos vídeos, inserir trilha sonora, salvar e otimizar o rendimento dos vídeos.
Com a ajuda, instruções e suporte do professor Almir Almas, aprendemos a Editar vídeos com o Adobe Premier S3, iniciando do zero sem nenhum conhecimento e no final conseguimos produzir 5 (cinco) vídeos.

Interface da Área de Trabalho do Adobe Premier S3: janela de efeitos, janela de visualização, biblioteca, linha do tempo.

Área de trabalho do Premier S3 com 4 janelas de edição.

Veja a seguir um dos vídeos produzidos na Oficina de Edição de Audiovisual, de autoria de Felipe Maximo de Brito (Marvado):