Alcides de Lima

Mestre Alcides de Lima nasceu em 1947, na cidade de Santa Rita da Estrela, em Minas Gerais. Alcides de Lima é conhecido e respeitado Mestre de Capoeira e Griô da Tradição Oral pelo Projeto Ação Griô. Atua como coordenador do Ponto de Cultura Amorim Rima/CEACA e do Projeto “Expresse-se com consciência – Faça capoeira”, Mestre Alcides também é representante nacional da comissão de Mestres da Tradição Oral.
Mestre Alcides é Licenciado pleno em Educação Física e possui especialização em Educação Física Infantil e Ginástica de Manutenção. É também Licenciado em Pedagogia com habilitação em Administração Escolar e Orientação Educacional.
O jovem Alcides de Lima iniciou sua trajetória na Capoeira em 1969, na USP, com o Mestre Eli Pimenta. Participação como atleta no I Campeonato Brasileiro de Capoeira (Federação Paulista de Capoeira), em 1975. Obtenção do grau de Professor de Capoeira em 1982. Fundador do Centro de Estudos e Aplicação da Capoeira (CEACA) em 1988, na época localizado à sala 51 do Bloco C do CRUSP (Conjunto Residencial da USP), Cidade Universitária, São Paulo, SP. Obtenção do grau de Mestre de Capoeira em 1993, já no CEACA. Além da capoeira, também praticante de karatê (faixa marrom do estilo Shotokan), desde 1973, no CEPEUSP.
Mestre Alcides é dos mais atuantes Mestres de Capoeira de São Paulo na atualidade desenvolvendo Projetos e ações de cunho cultural e educacional.
Durante o Seminário Capoeira Universidade e Comunidade do CEPEUSP Mestre Alcides foi homenageado pelo nobre e dedicado trabalho em prol da Capoeira e Cultura Popular Brasileira.
Veja o audiovisual “Saberes do povo: mestre Alcides de Lima”

5 comentários sobre “Alcides de Lima

  1. Pingback: Grupo de estudos do CEACA se reúne para produção compartilhada do site | Centro de Estudos e Aplicação da Capoeira - C E A C A

  2. . Sou uma de tres diretoras de uma reconhecia préescola de São Paulo! Como minhas duas colegas de trabalho não sou capoeirista mas admiramos muito a atividade, Adoro ver o Mestre Alcides jogando capoeira com as crianças como fazia no inicio de nossa escola (muito antigamente). Quero entrar em contato com ele mas não tenho o telefone. Se alguem puder me passar agradeço. Sinceramente Vivi

  3. Pingback: Sr. Durval do Coco cantou na Festa da Cultura do Amorim Lima | C E A C A

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s