MEMÓRIAS

HISTÓRICO  DOS PROJETOS CULTURAIS – MEMÓRIA

A comunidade está localizada na Zona Oeste da cidade de São Paulo, no distrito do Butantã. No entorno estão os bairros Vila Indiana, Favela São Remo, Morro do Querosene, Vila Gomes e São Domingos, que se caracterizam como bolsões de pobreza e vulnerabilidade, regiões isoladas de baixo desenvolvimento social e econômico, rodeados por áreas de alto desenvolvimento como Morumbi, Parque dos Príncipes, Parque da Previdência entre outros, o que acarreta grande desigualdade social.

Os Projetos são direcionados às crianças de 6 a 10 anos e adolescentes de 11 a 15 anos (de 1ª a 8ª séries) da escola EMEF Amorim Lima e moradores da região, envolvendo também o público adulto; o público que participa das atividades são crianças e adolescentes com dificuldade de permanência no sistema escolar formal, com padrão familiar marginalizado ou em situação de risco social; que habitam áreas com precária oferta de serviços públicos e de acesso cultural, onde a criminalidade e contravenção são atrativos interessantes como fonte de renda para muitas famílias.

As oficinas oferecidas pelo CEACA não se limitam apenas ao âmbito escolar, disponibilizamos outros espaços para que elas aconteçam, por exemplo, o IO Instituto Oceanográfico-USP e Creche Girassol na favela São Remo. Dessa forma, o CEACA ampliou o acesso e a fruição da cultura popular nos espaços onde atua: todas as atividades são voltadas para a comunidade escolar e região (entorno) Oeste da cidade de São Paulo; em princípio, a iniciativa foi elaborada para dar continuidade às atividades que já vinham acontecendo desde 2000 na Escola Amorim Lima.

RESUMO

Samba de Roda na sala do Centro de Estudos e Aplicação da Capoeira com participação de mestres de Capoeira. Pensando em estruturar um conhecimento popular que invariavelmente não é reconhecido pelas instituições sociais por ter características próprias que por vezes vão contra o pensamento vigente, nós do grupo CEACA de capoeira elaboramos em conjunto com a escola EMEF Des. Amorim Lima, escola publica da cidade de São Paulo da região do Butantã, que possui um projeto político pedagógico que valoriza a pluriculturalidade como meio transformador e formador de cidadãos autônomos e participativos na sociedade, uma proposta pedagógica para o ensino da Cultura popular brasileira: capoeira, puxada de rede (da pesca do xaréu), samba de roda, maculelê, samba duro, ciranda, toré, coco, mas que esteja inserido no projeto pedagógico do ensino formal.

Proposta que considera a educação como bem comum para todos assim como a cultura popular, já que a entendemos como elementos construídos e ressignificados pelo povo.

JUSTIFICATIVAS

A função da escola é a formação de cidadãos com autonomia, transmissão de conhecimentos culturalmente construídos e preparação para o trabalho e para a vida.

Consideramos a Capoeira e as demais danças tradicionais como elementos da cultura popular brasileira. E como tais, com características próprias que as constituem e são fundamentais para a formação de identidade de um povo, buscamos levantar na escola os elementos que fazem com que os educandos e educadores se identifiquem com essas manifestações.

Desta forma em conjunto com a escola formamos uma atitude de respeito para com as diferenças culturais, raciais, de credo e quaisquer outras, de todos e para com todos. A convicção de que cada aluno é único, pode e deve permanentemente construir e exercer sua identidade no seio de um coletivo que não a mitigue ou aplaque.

OBJETIVOS GERAIS

Dentro do contexto do presente projeto, onde em resumo queremos explorar a capoeira e a cultura afro-brasileira como instrumento de inclusão da criança no sistema formal de educação, na sua permanência (redução da evasão) como uma ferramenta que possibilite um diálogo diferenciado entre o aluno e o educador, referimo-nos ao Artigo 3º do estatuto como missão do CEACA:

  • Desenvolver toda e qualquer atividade cultural, visando o engrandecimento de indivíduo, tendo como proposta principal a capoeira;
  • Usar a capoeira como uma ferramenta de educação, no sentido de formação integral do indivíduo, produzindo material didático-pedagógico e documental;
  • Difundir a capoeira, em particular a cultura afro-brasileira, como um todo, em entidades culturais, associativas e estabelecimentos de ensino fundamental, médio e superior.

Assim propomos desenvolver e aplicar um ferramental, produzido dentro da capoeira, que possibilite uma prática diferenciada para a introdução da criança na estrutura formal de ensino e uma abordagem diferenciada de questões relacionada ao ensino formal de adolescentes.

Dentro do projeto pretendemos estimular na criança e no adolescente a prática e a visão da escola dentro de um conceito lúdico e crítico. Além disto, o desenvolvimento da noção de espaço, ritmo, distância individual ou grupal e coordenação motora, através da assimilação dos movimentos, técnicas e gestos ligados à capoeira, o coco e a ciranda: onde elas joguem capoeira, dancem coco, toquem, cantem, e também se organizem (com orientação e apoio dos professores) em coreografias para apresentações em datas festivas e comemorativas da escola, ou para outros motivos exigidos.

Este desenvolvimento deve ser tal que as crianças se manifestem e exijam com objetividade o que querem nas aulas e nas apresentações, sugerindo e participando das atividades afins.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Os objetivos específicos das oficinas são a transmissão dos elementos que constituem a capoeira e a cultura popular preservando sua pratica e principalmente sua oralidade, possibilitar a musicalidade e a teatralidade em todas as manifestações já citadas. Desenvolver no educando, através da pratica e vivência, suas estruturas corporais, expressão verbal, corporal, equilíbrio psicomotor, lateralidade, imagem/esquema corporal, aquisição de metalinguagens, impulsionando à criatividade e a interdisciplinaridade.

  • Possibilitar o contato direto entre as crianças e os mestres e griôs da Tradição Oral através do reconhecimento e valorização destes como portadores de conhecimentos tradicionais e significativos.
  • Favorecer o reconhecimento por parte dos educandos da importância social, histórica e filosófica das manifestações populares de Tradição Oral.

Favorecer o reconhecimento por parte dos educandos do seu papel histórico na manutenção destas manifestações populares de Tradição Oral.

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