Dorival dos Santos

Mestre Dorival dos Santos nasceu em 14 de novembro de 1946, na cidade de Campinas, São Paulo. É um dos fundadores da Associação Centro de Estudos e Aplicação da Capoeira – CEACA em 1988, na época localizado à sala 51 do Bloco C do CRUSP (Conjunto Residencial da USP), Cidade Universitária, São Paulo, SP. Obteve o grau de Mestre de Capoeira em 1993, já no CEACA.

Mestre Dorival por ele mesmo

Sou Dorival dos Santos, mestre de capoeira há 21 anos. Participo do CEACA desde sua criação.

Mais ou menos com 12 anos de idade, por motivo de sobrevivência, sendo então órfão de pai aos 10 anos, saí da escola para trabalhar, sendo obrigado a conviver com o mundo da rua. Foi aí que conheci uma família de negros que, todo final de semana, se encontrava para jogar capoeira. Eu ficava olhando e depois ia para casa treinar sozinho. Depois de um certo tempo, comecei a praticar com esse pessoal. Aos 17 anos fui treinar luta-livre com um lutador chamado Cangaceiro, que era aluno formado de capoeira por Mestre Bimba (Regional Baiana). Isso aconteceu no fim da década de 1960. Mestre Bimba foi visitar o Cangaceiro na Academia Guarani em São Paulo, e nos contou um pouco de sua história. Eu já apreciava a arte, então foi aí que resolvi abraçá-la com o coração.

Fui para a Academia Cordão de Ouro do Mestre Suassuna, no início dos anos de 1970, e fiquei lá até o cordão azul. Foi quando os mestres Eli Pimenta, Miguel Machado, Belisco, Caio e Rodolfo fundaram o Grupo Cativeiro. No ano de 1978 fui treinar com Mestre Eli no Barracão da POLI/USP, e foi lá que conheci Alcides de Lima. Então fui formado profes­sor de capoeira por Mestre Eli em 1982. Trabalhando a capoeira com alunos de várias idades, realizando trabalhos em teatro, oficinas e apresentações, fui reconhecido Mestre de capoeira por Mestre Eli em 1992.

Desde 1978, quando conheci Alcides, sempre trabalhamos juntos e sempre deu certo. O CEACA é fruto de nosso trabalho. Hoje, com 66 anos, me sinto muito bem, tanto física como espiritualmente. A capoeira é meu alimento diário, comecei cedo e pretendo nunca parar, foi ela que me ensinou o que é cultura, arte, luta e liberdade de expressão.

Axé a todos!!! (Depoimento do Mestre Dorival dos Santos registrado no fim do ano de 2012.)

Um comentário sobre “Dorival dos Santos

  1. Pingback: Grupo de estudos do CEACA se reúne para produção compartilhada do site | Expresse-se com Consciência- Faça Capoeira!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s