Audiovisual

O desenvolvimento do acervo de audiovisuais do CEACA é um trabalho que exige pesquisa, processamento técnico e metodologia colaborativa. Sem recursos de Editais, prosseguimos com a produção e a comunicação partilhada de saberes da tradição oral. Disponibilizamos vídeos relacionados ao trabalho do CEACA, em parceria com o Ponto de Cultura Amorim Lima, alguns deles gravados e publicados no YouTube. Adicionamos os registros audiovisuais encontrados na Internet gravados por diversos colaboradores (Mestre Alcides de Lima, Adelvan de Lima Nunes, Fonte do Gravatá, Mestre Gladson, Vinícius Heine, Rodrigo Pança, Paulinho Baraúna, Edison Santos etc.). A aplicação do conceito de “Produção Partilhada de Saberes” resultou na construção coletiva de uma Infoteca de Audiovisuais, em sua maioria criados e editados pelos participantes do Grupo CEACA que se apropriaram da gestão do dispositivo por intermédio de 2 (duas) Oficinas:

1. Oficina de Audiovisual: Edição de Imagens, Sons e Vídeos (ECA-USP, 08.04.2017)

2. Oficina de WordPress: Edição de Textos e Hipermídia (Boituva, 02.07.2017)

  • Dança do Toré – I Curso de Formação Continuada de Capoeira – 2016

Dança do Toré apresentada por Mestre Alcides de Lima no I Curso de Formação Continuada de Capoeira – CEPEUSP em 2016. O curso de Formação Continuada de Capoeira é um evento de formação, capacitação e atualização, destinado a profissionais e praticantes de Capoeira que buscam melhorar sua prática de ensino para poderem auxiliar na transformação dos praticantes, através do ensino empoderador e atualizado. O tema “Musicalidade da Capoeira na Aquisição de Bem-Estar e Qualidade de Vida” foi abordado por Mestres da tradição oral renomados, aptos para contribuir com a melhora de sua percepção deste artifício tão importante durante a prática da Capoeira.

  • II Seminário de Capoeira e Cultura Brasileira – 2015

Oficina realizada no Cepeusp-USP, com apresentação de Mestre Alcides, Mestre Durval do Coco e Professor Rodrigo Pança! Capoeira, Coco, Aboio, Ciranda e Samba de Roda! Valorização do nosso Patrimônio Cultural! Celebrando a Cultura Popular Brasileira! Publicado no YouTube em 10 de julho de 2015 no canal de Vinícius Heine:

  • Tradição Oral – Mestre Alcides de Lima – 2015

O mestre Alcides de Lima Tserewaptu fala neste vídeo sobre a história da linguagem oral. Tradição oral ou conhecimento oral é a cultura material e tradição transmitida oralmente de uma geração para outra. As mensagens ou testemunhos são verbalmente transmitidos em discurso ou canção e podem tomar a forma, por exemplo, de contos, provérbios, baladas, canções ou cânticos. Desta forma, é possível que uma sociedade possa transmitir a história oral, literatura oral, a lei oral, e outros saberes entre as gerações, sem um sistema de escrita. Publicado no YouTube em 16 de out de 2015.

  • Festa de Batizado CEACA – 2014

A Festa de Batizado do CEACA ocorre todo final de ano na Escola Amorim Lima. Este vídeo foi realizado em 07 de Dezembro de 2014 e gentilmente compartilhado no YouTube pelo grupo Fonte do Gravatá:

  • Samba de Roda – Seminário Capoeira e Cidadania – 2014

Com o intuito de aprofundar a vivência e a reflexão, a teoria e a prática do potencial que a Capoeira, os Mestres do Saber e a Cultura Popular apresentam na promoção da Cidadania, o Seminário Capoeira e Cidadania, promoverá atividades diversas aproximando os diferentes atores envolvidos neste cenário.

  • Durval do Coco – Seminário Capoeira e Cidadania – 2014

  • Roda de Capoeira – Aniversário Paulinho Baraúna – 2012

Roda de Capoeira realizada no Ponto de Cultura Escola da Rua Aprendiz, no dia 24 de Abril de 2012. Participam do jogo Mestre Índio Mocambo, Contramestre Paulinho Baraúna e Mestre Dorival dos Santos (Ceaca):

  • Festa de Batizado CEACA/Amorim Lima – 2011

A Festa de Batizado do CEACA ocorre todo final de ano com a presença de diversos Mestres, Aprendizes e Professores. Este vídeo foi realizado pela produtora La Madre Filmes no dia 4 de dezembro de 2011 na escola municipal de ensino fundamental Desembargador Amorim Lima, Butantã – SP. Créditos: Câmera Marcelo Carelli – 7D EOS; edição Marcelo Carelli – final cut; fotografia Maira do Carmo Carelli – 5D MARK II. Compartilhado no YouTube pelo canal da produtora La Madre Filmes:

  • O Olho do Berimbau – 2010

Com uma câmera e uma “cabaça” fizemos a câmera que gravaria os planos subjetivos do berimbau. Fixamos a cabaça na lente da câmera. O resultado foi muito expressivo. A subjetiva pode funcionar como um fio narrativo e condutor: o olho de um berimbau que visita lugares, pessoas, gera encontros. O berimbau abre seu olho e vai em busca de sua história.

  • Projeto “Afrofuturismo – Griô Urbano” – 2009

O Projeto “Afrofuturismo – Griô Urbano” faz parte da Memória Audiovisual do CEACA, referente ao ano de 2009. É o resultado de um trabalho de pesquisa e investigação, intervenção urbana e apresentação audiovisual que tem como foco a história da cultura afro-brasileira na formação da identidade nacional. “Esta atividade integra o Prêmio Interações Estéticas Residências Artísticas em Pontos de Cultura” e foi publicado no Youtube em 14 de out de 2015.

  • Projeto “Afrofuturismo – Olho do Berimbau” – 2009

O Projeto “Afrofuturismo – Olho do Berimbau” é o resultado de um trabalho de pesquisa e investigação, intervenção urbana e apresentação audiovisual que tem como foco a história da cultura afro-brasileira na formação da identidade nacional. “Esta atividade integra o Prêmio Interações Estéticas Residências Artísticas em Pontos de Cultura”; publicado no Youtube em 14 de out de 2015.

  • Samba de Roda no Amorim Rima – 2008

Este vídeo foi produzido somente com uma máquina fotográfica digital, pelos oficineiros do CEACA, em 2008.

  • Ponto de Cultura Amorim Rima – 2008

Fotomontagem com imagens de crianças do Ponto de Cultura Amorim Rima.

  • Projeto Girassol, Jardim São Remo – 2007

Crianças do Projeto Girassol – comunidade São Remo – fazendo apresentação do Maculelê, em 2007.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s