Capoeira, Coco e Ciranda na Escola

HISTÓRICO DA COMUNIDADE

Tudo começou em 1969, no aquário, uma piscina carinhosamente assim denominada pelos moradores do CRUSP, Conjunto Residencial dos Moradores da USP, na época ISSU, Instituto de Saúde e Serviço Social. O local  das aulas era o vestiário dessa piscina, até então desativada após a invasão miltar do CRUSP no final do ano de 1968. Esse curso de capoeira era ministrado pelos Mestres Eli Pimenta (aluno da FFLCH-C. Sociais) e Mestre Freguesia, baiano de Itabuna, ambos formados pelo Grupo Cordão de Ouro do Mestre Suassuna; o curso era frequentado por alunos, professores e funcionários da USP; após 1970, o curso passou pelos CAs da C. Sociais e FAU e a partir daí  o curso passou a ser oferecido em um galpão que ficava entre a Poli (civil) e a FEA até 1990 quando o mesmo foi demolido, então fomos transferidos com nosso trabalho para o CRUSP novamente, a convite da AMORCRUSP, Associação dos Moradores do CRUSP. Em 1988, Mestres Alcides de Lima e Dorival dos Santos elaboraram o Estatuto Social do CEACA, com um projeto denominado ”Expresse-se com Consciencia – Faça Capoeira”, essa iniciativa foi elaborada com o objetivo de trabalhar a capoeira principalmente em seus aspectos culturais, desenvolvendo no indivíduo suas aptidões para as artes em geral e também na educação formal. Dentre vários projetos importantes dentro dessa perpectiva, o CEACA ministrou um projeto em parceria com o Depto. de História da USP, chamado “Minha História”; foi elaborado para crianças da Favela do São Remo (vizinha a USP), com objetivo de desenvolver nas crianças e adolescentes o gosto pelas artes, pois elas permaneciam no Campus sem nenhuma atividade lúdica, e ao mesmo tempo a universidade não lhes oferecia nenhuma opção cultural e de lazer. Hoje temos agentes culturais no CEACA que são frutos desse projeto, outros vieram inclusive com a viagem para os Estados Unidos de 1995 até 2000, a convite da Universidade Estadua do Colorado, na cidade de Fort Collins, do qual participavam anualmente junto com Mestre Alcides coordenador do projeto até 3 alunos do CEACA. Em 2000, fomos convidados para implantar um programa de cultura popular brasileira em uma escola da prefeitura aqui na Zona Oeste da cidade de São Paulo, EMEF Des. Amorim Lima; essas oficinas iniciaram somente após o período das aulas normais, ou seja, a partir das 18h e aos sábados. Em 2005, através de Edital do Ministério da Cultura, fomos selecionados com Ponto de Cultura “Amorim Rima/CEACA”, proc. 9521/2005-03; em 2006 e 2007, fomos selecionados pelo projeto Ação Griô da Tradição Oral e outros editais do MinC. Em 2009, fomos selecionados como Ponto de Cultura do Estado de São Paulo/MinC, contrato: 439/2009 – proc. 001820. Na EMEF. Des. Amorim Lima o projeto faz parte do projeto pedagógico da escola; constam no currículo escolar a capoeira, coco, ciranda, samba de roda, samba doro, puxada de rede da pesca do xaréu, toré, cordel e toda musicalidade dessas danças; esse projeto ainda é desenvolvido no Instituto Oceanográfico da USP e na Creche Girassol na favela do São Remo para 120 crianças de 2 e 3 anos.

OBJETIVOS DO CEACA

Os objetivos específicos das oficinas são a transmissão dos elementos que constituem a capoeira e o coco preservando sua pratica e principalmente sua oralidade, possibilitar a musicalidade, teatralidade, o maculelê, o coco, o samba de roda, o samba duro, a puxada de rede, o coco e a capoeira. Desenvolver no educando, através da pratica e vivencia da capoeira e do coco as suas estruturas corporais, expressão verbal, corporal, equilíbrio psico-motor, lateralidade, imagem/esquema corporal, aquisição de metalinguagens, impulsionando à criatividade e a interdisciplinaridade. Possibilitar o contato direto entre as crianças e os mestres e grios da tradição oral através do reconhecimento e valorização destes como portadores de conhecimentos tradicionais e significativos. Favorecer o reconhecimento por parte dos educandos da importância social, histórica e  filosófica  das manifestações populares capoeira e coco. Favorecer o reconhecimento por parte dos educandos do seu papel histórico na manutenção destas manifestações populares.

Roda de Capoeira na EMEF Desembargador Amorim Lima aberta a comunidade  

A comunidade está localizada na Zona Oeste da cidade de São Paulo, no distrito do Butantã com população estimada pelo censo de 2000 de 49,963 hab. http://pt.wikipedia.org/wiki/Butant%C3%A3.

No entorno são os bairros Vila Indiana, Favela São Remo, Morro do Querosene e Vila Gomes que se caracterizam como bolsões de pobreza, regiões isoladas de baixo desenvolvimento social e econômico, rodeado por áreas de alto desenvolvimento como; Morumbi , Parque dos Príncipes, Parque da Previdência entre outros, o que acarreta grande desigualdade social.

 O projeto está direcionado às crianças de 6 a 10 anos e adolescentes de 11 a 15 anos (crianças de 1ª a 8ª séries) da escola EMEF Amorim Lima moradoras da região referida, envolvendo também o publico adulto, mas na sua maioria o publico que participa das atividades são crianças e adolescentes com dificuldade de permanência no sistema escolar formal, que seguem um padrão familiar marginalizado, em situação de risco social, habitando áreas com precária oferta de serviços públicos e de acesso cultural, onde a criminalidade e contravenção são atrativos interessantes como fonte de renda para muitas famílias.

As oficinas oferecidas pelo CEACA não se limita apenas ao âmbito escolar, disponibilizamos outros espaços para que elas aconteçam, por exemplo, o IO Instituto Oceangráfico- USP  e Greche Girassol na favela São Remo. Dessa forma, o CEACA ampliou o acesso e a fruição da cultura popular nos espaços onde atua, todas as atividades são voltadas para a comunidade escolar e região,  entorno, que são os bairros Vila Indiana, favela do São Remo, Morro do Querosene, Vila Gomes e São Domingos lugares esses localizados na Zona Oeste da  cidade de São Paulo, a principio a iniciativa foi elaborada para dar continuidade as atividades que já vinham acontecendo desde 2.000 na EMEF Des Amorim Lima, aqui é que estão o ponto alto das oficinas do Ponto de Cultura,crianças e adolescentes de 1º a 8ª ano, e que são todos desses bairros já citados.

RESUMO DO PROJETO

Samba de Roda na sala do Centro de Estudos e Aplicação da Capoeira com participação de mestres

Pensando em estruturar um conhecimento popular que invariavelmente não é reconhecido pelas instituições sociais por ter características próprias que por vezes vão contra o pensamento vigente, nós do grupo CEACA de capoeira elaboramos em conjunto com a escola EMEF Dês. Amorim Lima, escola publica da cidade de São Paulo da região do Butantã, que possui um projeto político pedagógico que valoriza a pluriculturalidade como meio transformador e formador de cidadãos autônomos e participativos na sociedade, uma proposta pedagógica para o ensino da Cultura popular brasileira: capoeira, puxada de rede (da pesca do xaréu), samba de roda, maculelê, samba duro, ciranda, toré, coco, mas que esteja enserido no projeto pedagógico do ensino formal.

Proposta que considera a educação como bem comum para todos assim como a cultura popular, já que a entendemos como elementos construídos e resignificados pelo povo.

JUSTIFICATIVAS

A função da escola é a formação de cidadãos com autonomia, transmissão de conhecimentos culturalmente construídos e preparação para o trabalho e para a vida.

Consideramos a Capoeira e as demais danças tradicionais como elementos da cultura popular brasileira e como tais, com características próprias que as constituem e que são fundamentais para a formação de identidade de um povo, desta forma na escola buscamos levantar os elementos que fazem com que os educandos e educadores se identifiquem com essas manifestações.

Desta forma em conjunto com a escola formamos uma atitude de respeito para com as diferenças culturais, raciais, de credo e quaisquer outras, de todos e para com todos. A convicção de que cada aluno é único, pode e deve permanentemente construir e exercer sua identidade no seio de um coletivo que não a mitigue ou aplaque.

OBJETIVOS GERAIS

Dentro do contexto do presente projeto, onde em resumo queremos explorar a capoeira e a cultura afro-brasileira como instrumento de inclusão da criança no sistema formal de educação, na sua permanência (redução da evasão) como uma ferramenta que possibilite um dialogo diferenciado entre o aluno e o educador, podemos nos referir ao Art 3º do estatuto como missão do CEACA:

  • Desenvolver toda e qualquer atividade cultural, visando o engrandecimento de indivíduo, tendo como proposta principal a capoeira;

  • Usar a capoeira como uma ferramenta de educação, no sentido de formação integral do indivíduo, produzindo material didático-pedagógico e documental;

  • Difundir a capoeira, em particular a cultura afro-brasileira, como um todo, em entidades culturais, associativas e estabelecimentos de ensino fundamental, médio e superior.

Assim propomos desenvolver e aplicar um ferramental, produzido dentro da capoeira, que possibilite uma prática diferenciada para a introdução da criança na estrutura formal de ensino e uma abordagem diferenciada de questões relacionada ao ensino formal de adolescentes.

Dentro do projeto pretendemos estimular na criança e no adolescente a prática e a visão da escola dentro de um conceito lúdico e crítico. Além disto, o desenvolvimento da noção de espaço, ritmo, distância individual ou grupal e coordenação motora, através da assimilação dos movimentos, técnicas e gestos ligados a capoeira, o coco e a ciranda onde elas joguem capoeira, dancem coco, toquem, cantem, e também se organizem (com orientação e apoio dos professores) em coreografias para apresentações em datas festivas e comemorativas da escola, ou para outros motivos exigidos.

Este desenvolvimento deve ser tal que as crianças se manifestem e exijam com objetividade o que querem nas aulas e nas apresentações, sugerindo e participando das atividades afins.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Os objetivos específicos das oficinas são a transmissão dos elementos que constituem a capoeira e a cultura popular preservando sua pratica e principalmente sua oralidade, possibilitar a musicalidade e a teatralidade em todas as manifestações já citadas. Desenvolver no educando, através da pratica e vivência, suas estruturas corporais, expressão verbal, corporal, equilíbrio psico-motor, lateralidade, imagem/esquema corporal, aquisição de metalinguagens, impulsionando à criatividade e a interdisciplinaridade.

  • Possibilitar o contato direto entre as crianças e os mestres e grios da tradição oral através do reconhecimento e valorização destes como portadores de conhecimentos tradicionais e significativos.

  • Favorecer o reconhecimento por parte dos educandos da importância social, histórica e filosófica das manifestações populares de Tradição Oral.

  • Favorecer o reconhecimento por parte dos educandos do seu papel histórico na manutenção destas manifestações populares de Tradição Oral.

Fonte: http://www.acaogrio.org.br/acaogrio-blogs/regional-da-terra/assoc-centro-de-estudos-e-aplicacao-da-capoeiraceaca/#informacoes-gerais

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