CEACA

O CEACA é uma associação sem fins lucrativos que desde 1988, promove a capoeira como um bem que deve ser compartilhado e investigado. Tem como missão preservar e promover as culturas tradicionais, em especial à capoeira, compartilhando dos seus benefícios sociais para a formação de seres humanos integrados com a sua realidade.

Surge da união de dois capoeiristas Mestres Alcides de Lima e Mestre Dorival dos Santos, que aprendendo e ensinando pela roda do mundo trabalham para dar continuidade aos saberes que são transmitidos aos que seguem esta tradição, que desde o séc. XV, quando o primeiro negro escravo pisou no Brasil e buscou uma capoeira para se defender da desigualdade, vem tentando mostrar ao ser humano, a importância da liberdade, o respeito e a luta pela igualdade. Esta união de Mestres ganha mais força com a chegada do Seu Durval Mestre de Coco nordestino que com a sua querência e o seu vozeirão passa de boca a ouvido as rimas da vida.

Mesmo não tendo sede física, o reconhecimento de que a história deve ser contada e vivida para que ocorra uma mudança, além dos esforços humanos dos Mestres, Professores e alunos, que o compõem, o CEACA desenvolve ações educativas na escola, na universidade e em comunidades.

Sempre defendendo a Capoeira como patrimônio e desta forma pertencente a todos resultante de um esforço coletivo para que seja sempre compreendida e difundida. Promove suas atividades a crianças e adultos no Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, na escola EMEF Desembargador Amorim Lima, na creche Girassol na comunidade de São Remo, e vê multiplicado a sua ação através de seus professores e contra mestre nas escolas da Vila, Espaço Brincar, Liceu Pasteur etc.

Ação que já foi premiada e reconhecida em diversas instâncias sociais do país, garantindo oficinas de capoeira e coco junto com crianças e adolescentes na escola EMEF Amorim Lima e na creche Girassol como Ponto de Cultura durante 6 anos de atuação.

Muro da Escola Des. Amorim Lima; pintura realizada por mestre D’Olinda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s