SapéCapoeira

O projeto SapéCapoeira CEACA busca o desenvolvimento do indivíduo e de suas habilidades e aptidões, através de sua participação e integração na sociedade, tendo como fio condutor a capoeira e outras manifestações culturais que a compõe, como: a música, canto, jogo, maculelê, côco, samba de roda e puxada de rede. Tal projeto teve início em 2008, com o professor Paulinho Baraúna, a partir da filosofia do CEACA – Centro de Estudos e Aplicação da Capoeira – desenvolvida pelos Mestres Alcides de Lima e Dorival dos Santos, desde 1988.


A capoeira é trabalhada em três diferentes perspectivas: lúdica, desportiva e socializadora. No eixo lúdico, procura-se explorar movimentos básicos e naturais do indivíduo dentro da linguagem que a capoeira propõe, como a ginga, e outros exercícios de resistência, força e técnica. Já no eixo desportivo, a capoeira traz elementos do jogo, da luta, da recreação e do desenvolvimento corporal. Por fim, o eixo da socialização se dá no momento da construção da relação do educando com grupo e consigo mesmo; com a cultura afrodescendente; e com o ambiente que se trabalha a manifestação da capoeira, repercutindo na sua relação na sociedade como um todo.

A proposta do SapéCapoeira busca estimular, através da ludicidade, das músicas e do coletivo, a não violência. É, através das brincadeiras e práticas que estimulam o jogo com o outro e não contra o outro, valorizando a importância de se preservar a integridade física do seu colega, para que o jogo de roda aconteça de forma lúdica, prazeirosa e respeitosa.

Utilizando brincadeiras musicais e nominações que permeiam o imaginário infantil, é transmitido o conhecimento da capoeira através da oralidade, para este universo da criança, onde aprendem o conhecimento e limite do seu próprio corpo e o do parceiro de jogo.

A soma dessa prática é uma integração de corpo e mente, além do respeito ao próximo e aos mais velhos, algo próprio, também, da cultura negra.

Um Salve para os mestres Alcides e Dorival, fundadores do CEACA, que colaboraram com a formação de Paulinho Baraúna como Contra Mestre de capoeira e também com a construção do projeto.

Local: R. Des. Theodomiro Dias, 26 -BButantã – São Paulo

(11) 2 5 2 8 – 1 9 1 6

Este slideshow necessita de JavaScript.


Visite a página do SapéCapoeira Ceaca no FACEBOOK:

https://www.facebook.com/Sap%C3%A9Capoeira-CEACA-230231117043526/


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s